Preparando ambiente de estudo com Hyper-v – Parte 2

Dando continuidade a montagem do nosso ambiente de estudo, vamos agora para a organização das VM’s e dos discos virtuais.

OBS.: Como citado no post anterior, você pode escolher qualquer um dos Sistemas com suporte, porém indicamos o Windows 8.1 ou server 2012 R2 por embarcar a última tecnologia e trazer grandes melhorias para a Virtualização como desempenho.

Utilizaremos aqui o cliente Windows 8.1 Professional x64. Certifique-se de ter instalado todas as atualizações disponíveis para o Sistema. Após isto acessar o Painel de Controle, Ativar e Desativar recursos dos Windows e marcar a opção Hyper-v (Gerenciamento e Plataforma):

hyper-01
Aguarde a instalação e o reinício do Host.

OBS.: Para Sistemas Server utilizar a Função Hyper-v do Gerenciador de Servidores!!!

Vamos preparar a e estrutura de diretórios do nosso ambiente (é necessário ter duas partições: uma para o Sistema e as VM’s e outra para dados) como abaixo:

  • C:\Estudo\Hyper-v para Máquinas Virtuais
  • C:\Estudo\VHD_pronto para os VHDX padrão
  • E:\Machines para VHDX de uso nas máquinas virtuais

Crie dentro de C:\Estudo\VHD_Pronto uma pasta para cada VHDX padrão das máquinas virtuais como abaixo:

hyper-05
Crie dentro de E:\Machines uma pasta para cada VHDX das máquinas virtuais como abaixo:

hyper-02

Agora no Hyper-v vamos criar as Redes virtuais (Rede Externa e Rede Interna), as VM’s e depois os discos que serão acoplados as VM’s.

-Criando as Redes Virtuais

  • No Hyper-v clique em Gerenciador de Comutador Virtual e selecione Novo Comutador de rede virtual, escolha Externo e clique no botão Criar Comutador Virtual, na tela que se abrirá digite o nome “Rede Externa” e selecione a placa de rede com saída para a Internet (Com ou sem fio) e aplique a configuração.

hyper-03

  • No Hyper-v clique em Gerenciador de Comutador Virtual e selecione Novo Comutador de rede virtual, escolha Interno e clique no botão Criar Comutador Virtual, na tela que se abrirá digite o nome “Rede Interna” e aplique a configuração.

hyper-04

-Alterando o local padrão das máquinas virtuais e dos discos no Hyper-v

No console do Hyper-v, clique com Botão direito sobre a máquina que hospeda as VM’s, Configurações do Hyper-v e altere o caminhos dos Discos Rígidos Virtuais para E:\Machines e o caminho das Máquinas Virtuais para C:\Estudo\Hyper-v.

hyper-06

-Criação das Máquinas Virtuais:

No Hyper-v, no Painel de Ações, escolha Novo, Máquina Virtual, na Tela do Assistente digite o nome da máquina (ex.: CLIENT1)  e avance:

hyper-08

Na próxima tela devemos escolher a Geração do Hyper-v que determina o comportamento das VM’s. Escolheremos 1ª geração por suportar Sistemas anteriores ao Server 2012 e Windows 8.

hyper-09Na próxima tela vamos atribuir 1Gb de memória RAM para a VM.

hyper-10

Na próxima tela escolha o tipo de Conexão de Rede a ser utilizada, em nosso caso utilizaremos Rede Interna.

hyper-11

Na próxima tela em criaremos o disco com o nome “disk0.vhdx” e colocaremos no local E:\Machines\Server1 definindo o tamanho em 127GB.

hyper-12

Na próxima tela marque a opção “Instalar um Sistema Operacional a partir de um CD/DVD-ROM inicializável e aponte para o local onde de encontra a mídia de instalação ou a ISO (recomendado).

hyper-13

Na última tela configura o resumo de suas configurações e conclua.

hyper-14
Realize as mesmas etapas acima e crie as VM’s:

  • CLIENTE02
  • SERVER01
  • SERVER02
  • SERVER03
  • SERVER04

– Parte 1

– Parte 3

 

2 thoughts on “Preparando ambiente de estudo com Hyper-v – Parte 2

Deixe uma resposta