Distribuições Linux para administradores de Sistemas – Parted Magic

Existem tantas distribuições Linux que é difícil conhecer todas. Por isso, mostrarei aqui algumas que podem ser úteis em algumas sistuações. São distribuições em formato Live, que podem ser usadas para inicializar um computador (sem precisar instalar nada), fazer algumas tarefas e depois voltar a usar o sistema original. A primeira delas é a distro Parted Magic.
desktop
Parted Magic tem como base o software GParted e por isso, pode lidar com tarefas de particionamento com facilidade. Por conta disso, ele suporta os seguintes sistemas de arquivos: btrfs, ext2, ext3, ext4, fat16, fat32, hfs, hfs +, jfs, linux-swap, ntfs, reiserfs, reiser4 e xfs. Além disso, ele traz diversos softwares úteis (por exemplo, Partimage, TestDisk, Truecrypt, Clonezilla, G4L, SuperGrubDisk, ddrescue, etc …).

Com essa distribuição você pode formatar discos rígidos internos e externos. Mover, copiar, criar, apagar, expandir e encolher partições do disco rígido. Também é possível clonar seu disco rígido, para criar um backup completo, testar discos rígidos para o fracasso iminente, testa a memória para os setores defeituosos, fazer uma avaliação de desempenho, apagar todo o disco rígido, acessar sistemas com problemas de inicialização, para resgatar dados importantes.

Para conhecer mais sobre essa distribuição, viste o site dela clicando nesse link. E para baixar, acesse a página de download da distro clicando aqui.

 

Deixe uma resposta