Caminho das Pedras para Certificação VMware

A virtualização tem tomado um caminho sem volta rumo a plataforma mais usada pelas grandes, médias e pequenas empresas, e o mercado exige cada vez mais profissionais certificados para preencherem as demandas. O salário é um atrativo muito bom, e quem quiser, por exemplo, seguir uma “carreira solo”, a hora técnica inicia com algo em torno de R$ 200. Devido a este cenário, muitas pessoas tem questionado sobre o que fazer para se certificar em VMware, então, atendendo a pedidos, vou falar um pouco sobre isso.

Caminho das Pedras para Certificação VMware

Este processo inicia com um curso de preparação para a certificação. Este curso é obrigatório e custava em torno de  3 mil dólares. O valor é (ou era) padrão para todas as empresas que fornecem o curso, e para encontrar uma escola próxima a você acesse: http://mylearn.vmware.com/mgrreg/index.cfm.

Mas qual curso eu escolho? O inicio de tudo é com o VMware vSphere: Instalar, configurar e gerenciar [V5.1]. Este curso vai te dar a base do VMware e é obrigatório para se certificar em VCP5.

Requisitos: experiência de administração do sistema Microsoft Windows ou sistemas operacionais Linux

Objetivo do curso:

Instalar e configurar o ESXi

Instalar e configurar os componentes vCenter Server

Configurar e gerenciar ESXi rede e armazenamento utilizando vCenter Server

Implantar, gerenciar e migrar as máquinas virtuais

Gerenciar o acesso do usuário à infraestrutura VMware

Use vCenter Server para monitorar o uso de recursos

Use vCenter Server para aumentar a escalabilidade

Use VMware vCenter Manager ™ Update para aplicar patches do ESXi

Use vCenter Server para gerenciar maior disponibilidade e proteção de dados

Curso inicial feito, é hora de ir para a próxima etapa: que é estudar muito! NÃO vá para a prova só com o conteúdo do curso, pois você vai reprovar na certa. Estude muito antes de realizá-la. Um conselho é: estude muito configurações máximas, pois cai muito disso na prova.

Acesse http://mylearn.vmware.com/portals/certification/ para pegar todos os assuntos que devem ser estudados e também os locais onde você poderá fazer a prova. Se você estiver preparado, vai com fé que dará tudo certo. A prova é bem tranquila, não cai nada fora do contexto, nada de pegadinhas ou perguntas para reprovar, cai aquilo que acontece no dia a dia (aliás, o dia a dia é uma grande fonte de estudos!). Se você quiser saber se está pronto para a prova acesse http://www.simonlong.co.uk/blog/vcp5-practice-exams/. Este site contém um teste prático com muitas perguntas que aparecem na prova oficial.

Bom, depois de tirada a certificação VCP-5 é hora de pensar nas próximas. Sugiro partir para as certificações de Cloud, que seguem o mesmo roteiro, curso, estudo, testes e provas. Nos portais da VMware acima você encontrará tudo o que precisa.

Depois disso tudo, você estará pronto pra entrar no mercado com alguma certificação ou para o freelance ganhar algo acima dos R$ 200,00. Boa sorte e mãos a obra.

Deixe uma resposta