Acesso ao VMware(NAT) de outro computador

 Recorro frequentemente ao VMware para criar máquinas virtuais e configurar alguns serviços e só depois os coloco em produção. Muita das vezes tenho necessidade de aceder a esses serviços a partir de outras máquinas físicas.

Imaginando que têm o Xubuntu numa máquina virtual a correr o servidor de HTTP (Lighttp) e pretendem aceder ao serviço de qualquer computador. O que fazer?

VMware_ESX_host

 Supondo que estão a usar NAT (Network address Translation) na configuração de rede, e que a vossa máquina virtual (Xubuntu) tem o endereço 192.168.221.128.

Para iniciar vamos às configurações da nossa máquina virtual e verificamos se no Network Adapter está configurado para NAT.

sshot-1Em seguida vamos a Start—> Programs –> VMware –> Virtual Network Editor e carregamos no separador NAT. Feito este passo carregar em Edit

sshot-2

Escolher Port Forwarding

sshot-3

Aqui é onde vamos definir o “encaminhamento” para dentro da nossa máquina virtual.

No Host port, definimos o porto da nossa máquina física onde temos a máquina virtual a correr (Xubuntu). No exemplo escolhemos o porto 8081.

Virtual Machine IP Address: indicamos o endereço IP da nossa máquina virtual e no Port o porto associado ao nosso serviços web (normalmente porto 80 para HTTP).

Description: Fica à vossa vontade

sshot-4

Não se esqueçam de fazer restart ao serviço e depois apply

Para testarem, basta abrirem um browser da vossa máquina física e escrever: http://localhost:8081 .

 sshot-5

Basicamente, os pedidos feitos à vossa máquina física para o porto 8081 são “encaminhados” para a máquina 192.168.211.128 (Xubuntu) para o porto 80.

Se pretenderem aceder de uma máquina fora da vossa máquina física basta escreverem no browser dessa máquina: http://<ip_máquina_fisica_onde_esta_maquina_vitual>:8081

Exemplo: se a vossa máquina física tem o IP 192.168.10.1 devem meter no browser de uma outra máquina: http://192.168.10.1:8081

Nota: Como é óbvio devem ter conectividade entre outras máquinas e a máquina física.

Deixe uma resposta